Empréstimo com garantia de moto
No Brasil tem vários jeitos de obter um empréstimo. Neste caso vamos falar dumas das alternativas mais solicitadas no último tem que são os empréstimos com garantia de moto, onde você pode utilizar o seu veículo como respaldo.
O que é um empréstimo com garantia de moto?
Estes empréstimos são uma forma de obter dinheiro para devolver a prazo onde o solicitante oferece algum bem como garantia em caso que não faça o pagamento das parcelas.
Isto traz vários benefícios para ambas as partes que vamos detalhar nos próximos parágrafos sobre o empréstimo garantia de moto.
O valor do crédito fica estabelecido pelo valor da moto, em geral, as empresas podem emprestar até 90% do valor do bem.
Como funciona o empréstimo com garantia de moto?
O empréstimo pessoal com moto de garantia funciona da seguinte maneira: você recebe o dinheiro e terá que pagar as parcelas a cada mês. Caso deixe de pagar a dívida, a empresa financeira pode fazer a execução da garantia.
Em poucas palavras, isto significa que sua moto será vendida para cobrar o valor adeudado incluindo o capital, os juros e os cargos adicionais por mora.
Durante o prazo que seja o contrato do empréstimo com moto de garantia, você pode continuar utilizando a sua moto normalmente, a única diferença é que o veículo fica alienado à companhia prestadora ou ao banco.
Portanto, não poderá vendê-lo ou transferi-lo até que o empréstimo seja quitado.
Requisitos para obter este empréstimo
Lembre-se sempre que os requisitos podem variar de acordo com seu perfil financeiro e a companhia.
Os documentos que costumam solicitar para poder analisar seu pedido de empréstimo começam sempre com o CPF ou RG e um comprovante de renda, que pode ser CLT, MEI, holerite, aposentadoria, ou algum outro documento que permita certificar que você tem um ingresso de dinheiro mensal e estável.
Ademais podem pedir comprovante de residência, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a Carteira de Motorista.
Em relação a moto vai precisar o CRV (Certificado de Registro de Veículos) e para poder solicitar um empréstimo com moto em garantia a mesma deverá cumplir com o seguinte:
- Não ter multas ou ter quitadas.
- Não estar como garantia de outro empréstimo nem estar penhorada.
- O veículo deve estar em nome de quem faz a solicitação de empréstimo.
- Não deve ter impostos sem pagar.
- Algumas empresas aceitam motos com até 5 anos de antiguidade.
- A moto deve estar em boas condições.
Para obter o empréstimo com garantia de veículo moto procure ter estes requisitos e a documentação.
Além de usar a moto como garantia para um empréstimo pessoal, também pode solicitar financiamento para comprar uma.
Tem empréstimo de moto em garantia onde o dinheiro é destinado a compra do veículo diretamente. A boa notícia é que pode ser solicitado tanto para comprar a mota numa loja como também direto com um proprietário particular.
Como fazer o empréstimo com garantia de moto?
O primeiro passo será preencher o formulário com seus dados pessoais. É importante que preencha tudo com atenção e sem omitir dados.
Após isso, vão pedir os dados da moto para fazer a avaliação. Se dar certo, e o empréstimo com garantia de motocicleta for aprovado terá que enviar os documentos para finalizar o processo.
Lembre-se que a maioria das empresas oferecem entre 50% e 90% do valor do veículo e o prazo pode alcançar até 36 ou 48 meses.
É importante que a moto não esteja penhorada já por outra companhia.
Vantagens e desvantagens deste tipo de empréstimos
Os empréstimos com garantia são muito procurados por pessoas que tem um histórico de crédito ruim ou que estão precisando de valores altos.
A vantagem é que pode solicitar empréstimo para negativado com garantia de moto. Isto é porque o risco para empresa é menor. Em caso que você não pague as parcelas, o veículo penhorado fica em mãos do banco ou financeira.
A outra vantagem é que pode acessar maiores valores e prazos que com um empréstimo pessoal. Além disso, as taxas costumam também ser mais baixas.
Então, quais podem ser as desvantagens de obter um empréstimo com garantia de moto?
No primeiro lugar, não todas as motos são aceitas, tem algumas restrições de ano e modelo. Portanto, deve revisar as condições detalhadas para verificar se seu veículo está dentro da lista que pode ser utilizada como garantia.
Se sua moto já se encontra penhorada, em geral, não pode ser utilizada novamente para um empréstimo. Primeiro terá que tirar essa dívida.
Lembre-se que num empréstimo com garantia de motocicleta deve você ser o dono e ter todos os papéis atualizados e em ordem.
Tem mais alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário.