iKiwi Brasil » Bancos Digitais

Bancos Digitais

O mundo das fintechs e bancos digitais no Brasil já ultrapassou 700 empresas, consolidando-se como o maior ecossistema do continente.

Milhões de brasileiros, cansados das comissões que os bancos tradicionais cobram por seus serviços, migraram para um novo tipo de instituição financeira inclusiva, mais barata e disponível as 24 horas do dia no celular, os bancos digitais gratuitos 2022.

O que são os bancos digitais?

Um dos segmentos do sistema financeiro que mais cresceu no mundo é o dos bancos digitais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas.

No entanto, em todo o mundo há uma diferença neste tipo de instituição financeira online onde você pode gerenciar suas finanças desde seu celular ou computador.

Por um lado, existem os neobancos, que são aqueles que não têm licença bancária plena e, portanto, dependem de outras instituições financeiras estabelecidas, são principalmente instituições de dinheiro eletrônico.

Por outro lado, aparecem os challenger banks, que possuem licença bancária plena, pelo que podem operar plenamente como instituição financeira com todo o conjunto de operações bancárias disponíveis.

Se você se interessa por este mundo das fintech recomendamos assistir aos eventos que são realizados por estas empresas.

Quais bancos digitais existem?

O Brasil é um dos países com mais bancos digitais do mundo. Embora o mais conhecido e o maior da América Latina seja o Nu Bank, existem mais de 20 bancos digitais no Brasil.

A lista de bancos digitais é liderada por São Paulo com neobancos como Nubank, Modalmais, Zro Bank, ElasBank, PagSeguro, Banco PAN, C6Bank, Superdigital, Banco Original, Contaviva, Neon, MovBank, HYBank, BancoSofisaDireto, Pinbank, PJBank, PitaiaBank, BTG Pactual Digital e Next.

Também aparecem Conta Simples e Linker, que são bancos digitais para empresas, exclusivamente para startups, empreendedores digitais e PMEs.

O Inter e o BS2 de Minas Gerais, o Pag! e o LiftBank em Espírito Santo, o Maré e o Alterbank no Río de Janeiro e o Agibank do Río Grande do Sul.

No começo deste 2021, o Banco Central concedeu autorização para funcionar a N26. Este banco de origem Austríaco tem 5 milhões de clientes na Europa e terá sede em São Paulo. Já é possível cadastrar-se na lista de espera para a abertura da conta digital. 

A app de delivery Rappi, anunciou que vai lanzar seu braço financeiro chamado RappiBank. No começo será uma instituição de pagos e poderá oferecer créditos diretos, sobretudo para as lojas já registradas. 

Bancos Digitais Brasil 2021

Bancos digitais dos bancos tradicionais

Os cinco bancos tradicionais mais importantes do país são Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.

O avanço da tecnologia e a necessidade de competir com empresas fintech obrigaram a muitos desses gigantes financeiros, com estrutura de agências bancárias e milhares de funcionários, a transformar parte de seus negócios em serviços digitais.

Por exemplo, Agibank, BTG Digital, Inter, Neon, Nubank, Original e Next são controlados pelo Bradesco e o Santander possui Superdigital.

Como funcionam os bancos digitais?

Os melhores bancos digitais crescem cada ano porque os brasileiros procuram serviços financeiros gratuitos na maioria dos casos, embora alguns cobrem por determinados produtos.

Com abertura de conta em 15 minutos, aprovação rápida, sem anuidade nem mensalidade, são os pontos mais valorizados pelos usuários que procuram principalmente os bancos digitais com cartão de crédito e conta digital.

A maioria dos bancos digitais fáceis de abrir conta oferecem os seguintes serviços gratuitos:

  • Abertura de conta
  • Manutenção de conta
  • Encerramento de conta
  • Emissão do cartão
  • Anuidade do cartão
  • Transferências entre contas
  • Transferências para outros bancos
  • Depósitos via boleto

Porém, uma das operações que costumam ter uma taxa são os saques na caixa eletrônica.

Bancos digitais que oferecem cartão de crédito

O Agibank, além de oferecer conta corrente digital com cartão de débito, empréstimos, seguros e investimentos, é um dos bancos digitais com cartão de crédito.

O ranking de bancos digitais que oferecem este tipo de produtos tem entre seus principais líderes o Nubank com seu Mastercard internacional sem comissões ou taxas.

O Inter também tem seus cartões em três modalidades com tecnologia sem contato e sem anuidade e o Next oferece um cartão Visa Internacional como o PagBank.

Next é uns dos bancos digitais com cashback e benefícios exclusivos de Visa e uma versão platinum.

Pag! Inclui no seu cartão sem anuidade, o programa de benefícios Mastercard Surprise e C6 tem a particularidade de poder escolher a cor do plástico.

Onde reclamar nos bancos digitais?

Se você tem um problema com o seu banco, eles cobraram taxas indevidas, não há informações sobre as taxas dos produtos ou você teve algum outro problema em algum dos bancos de crédito digital do Brasil, você tem diferentes canais para resolver esses problemas.

A primeira alternativa é entrar em contato e levar sua reclamação na central de atendimento. O serviço de atendimento pelo usuário é o primeiro caminho que você deve seguir, pois por lei todo banco deve ter uma linha telefônica 0800, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

A ligação é gratuita desde telefones fixos e celulares e todas as ligações são gravadas. Ao registrar a reclamação no Serviço de Atendimento ao Cliente, você receberá um número de protocolo.

Uma informação muito importante é que o SAC do banco tem prazo de cinco dias úteis para responder ao consumidor.
Além disso, o cliente pode solicitar a gravação da conversa, que deve ser mantida por no mínimo de 90 dias.

O segundo passo, caso a reclamação não seja resolvida, é entrar em contato com o ombudsman, figura regulada pelo Banco Central, que se encarrega de solucionar os problemas dos clientes.

Tenha acessível o número do protocolo fornecido no SAC, pois o ombudsman precisa ter os detalhes da reclamação quem terá até dez dias úteis, para resolvê-las.

Você também pode enviar o relatório ao Banco Central em seu site ou ligando para o 145. Para reclamações, você deve inserir a opção 8. A opção 6 se aplica a informações sobre cobranças indevidas.

Como os bancos digitais ganham dinheiro?

No Brasil existem bancos digitais com saque gratuito, sem taxa de manutenção, com produtos gratuitos, então qual é o negócio?

Embora muitos serviços como cartões de crédito e contas não tenham custo para o cliente, esses produtos são “o gancho” para que o usuário comece a realizar todo tipo de operação financeira.

Por exemplo, os bancos digitais de investimentos oferecem contas sem comissões e retornos atraentes, e com o seu dinheiro eles emprestam a outras pessoas ou fazem investimentos que lhes permitem obter grandes lucros.

Quando esses bancos obtêm dinheiro, eles podem emprestar para outras pessoas por meio de diferentes opções de financiamento, como créditos ou cartões.

Vantagens e desvantagens bancos digitais

Os bancos digitais no Brasil estão permitindo que milhões de pessoas excluídas do sistema financeiro comecem a realizar operações que até agora eram realizadas no setor informal.

Ao contrário de um banco tradicional, os requisitos para ser cliente são mínimos (uma identificação oficial e uma linha de celular) e com isso você já pode ter uma conta digital para receber ou enviar dinheiro, pagar serviços, solicitar empréstimo ou investir seu Reais.

Com atendimento 24×7, você pode operar do seu celular sem sair da casa e sem apresentar papéis. São bancos digitais fáceis para abrir contas sem taxas, obter cartão de crédito sem anuidade; fazer investimentos; um seguro ou empréstimo.

Embora a sua principal vantagem seja que seus produtos e serviços serem normalmente gratuitos, a verdade é que nem tudo o que reluz é ouro, existem também alguns pontos que tornam os bancos tradicionais mais robustos em termos de soluções integrais.

Uma delas pode ser que nem todos têm condições de oferecer todos os tipos de serviços, não têm, por exemplo, a possibilidade de oferecer comércio exterior, outros são limitados apenas a pessoas e não têm produtos para empresas.

Em alguns bancos digitais é possível cadastrar guias de débito automático e pagamento de tributos, como IPVA, IPTU e DARF. Outros, no entanto, ainda não oferecem esses serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook chat